Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Dar vida à antiga colónia na areia Branca


Quarta, 17 de Abril de 2024

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) apresentou hoje o projeto vencedor do concurso público para a recuperação do edifício da antiga colónia balnear de Castelo Branco na Areia Branca, concelho da Lourinhã, de autoria do gabinete Salto Studio.
A CIMBB lançou o concurso público de conceção para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga colónia balnear de Castelo Branco na Areia Branca, na Lourinhã, distrito de Lisboa, em 2023.
O projeto vencedor do concurso público escolhido de entre 24 concorrentes foi hoje tornado público na sede da Comunidade, em Castelo Branco.
O presidente da CIMBB, que também é presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, referiu que o investimento para a requalificação do imóvel ronda os 4 milhões de euros.
Este responsável adiantou ainda que o projeto vai ser integrado no programa Revive.
“Esta é a forma de financiar, de ajudar os municípios a financiar o processo de requalificação [do imóvel] mas, ao mesmo tempo, de o colocar depois a exploração”, explicou.
João Lobo sublinhou que esta solução foi decidida com o secretário de Estado do Turismo anterior e adiantou que irá falar com o atual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sobre o assunto, uma vez que este governante já conhece o processo.
Questionado pela agência Lusa sobre o risco de colocar o imóvel no Revive e não surgirem interessados para financiar a sua requalificação, o presidente da CIMBB admitiu esse risco, mas disse que ele “é calculado”.
“O risco existe. Mas, esse risco é muito diminuto. Nós decidimos sempre não o alienar [imóvel]. Essa posição podia ser tomada, mas foi sempre uma decisão que tomamos por duas razões fundamentais: Na reserva da memória e da herança daqueles que o construiram e porque temos todos a expectativa que o imóvel vai ser uma mais-valia para a Beira Baixa”, disse.
João Lobo entende que do ponto de vista económico vai ser rentável para a CIMBB.
“Foi esta a decisão confortável para todos os municípios e temos definitivamente o caminho para andar relativamente à requalificação do edifício e depois torná-lo um ativo também muito importante para o município da Lourinhã”.
Em representação da Câmara Municipal da Lourinhã, o vereador João Serra agradeceu o desafio lançado ao município pela CIMBB.
“É muito importante este caminho trilhado em conjunto. Vamos todos beneficiar”, afirmou o autarca.
Já o arquiteto André Nave, da Salto Studio, explicou que o projeto teve como base valorizar ao máximo o edifício existente na Areia Branca.
“Sabíamos que haveria uma parte do imóvel que teria de ser valorizado. A nova pele está relacionada com o historial do edifício e recriámos a experiência dos balcões das aldeias da Beira Baixa”, disse.
A colónia funcionou durante 30 anos, maioritariamente para crianças e jovens do distrito de Castelo Branco, sendo que o equipamento se encontra desativado desde 2009, após uma forte tempestade que degradou a cobertura do imóvel.
O concurso público de conceção para a elaboração do projeto de recuperação do edifício da antiga colónia balnear da Areia Branca na Lourinhã foi promovido pela CIMBB e contou com a assessoria técnica da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. (foto Turismo do Centro)




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu