Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Autarca socialista Luís Machado é o novo presidente da CIM Douro


Terça, 16 de Abril de 2024

O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, o socialista Luís Machado, vai liderar a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), depois de Carlos Silva Santiago (PSD) ter assumido o cargo de deputado, foi hoje anunciado.
A CIM divulgou, em comunicado, que na reunião realizada hoje foram também eleitos como vice-presidentes João Gonçalves (PSD), presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, e João Paulo Fonseca (PSD), presidente do município de Armamar.
Esta nova eleição acontece depois das saídas de Carlos Silva Santiago (Sernancelhe) e Nuno Gonçalves (Torre de Moncorvo) terem assumido os cargos de deputados, eleitos pela coligação Aliança Democrática (PSD/CDS-PP e PPM), na sequência das eleições legislativas de 10 de março.
Luís Machado, que já era vice-presidente da CIM Douro, cumpre o terceiro e último mandato à frente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.
Para além do conselho intermunicipal da CIM, que será liderado pela nova presidência durante o atual ciclo autárquico, são órgãos da comunidade intermunicipal a assembleia intermunicipal, o secretariado executivo intermunicipal e o conselho estratégico para o desenvolvimento intermunicipal.
A nova presidência assume, ainda, o organismo que tem como áreas de atuação o planeamento e a gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território da NUTS III Douro, a articulação dos investimentos municipais de interesse Intermunicipal, a participação na gestão de programas de apoio e o planeamento das atuações de entidades públicas, de caráter supramunicipal.
Na reunião de hoje, que decorreu em Armamar, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, apresentou o plano de ação regional Ciclo Urbano da água e Recursos Hídricos e ainda o Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030).
A CIM Douro agrega 19 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, nomeadamente: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu