Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Gouveia percorre espaços ligados à repressão


Sexta, 29 de Março de 2024

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, promove no próximo dia 05 de abril um percurso urbano pelos espaços ligados à perseguição inquisitorial e à repressão do fim da monarquia e do Estado Novo.
Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia refere que a iniciativa “Gouveia da Inquisição à Polícia Política – a delação, opressão e repressão de uma comunidade durante 500 anos” é “uma atividade de conhecimento dos espaços urbanos de Gouveia ligados à perseguição inquisitorial, à repressão do fim da monarquia e à do Estado Novo”.
A atividade, agendada para o dia 05 de abril, é realizada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da celebração do Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, assinalado a 31 de março.
A autarquia considera que “apesar desta, aparentemente, insuspeita ligação, entre os períodos da nossa história comum, mais do que nunca importa recordar e conhecer na nossa história os eventos, histórias, lugares e personalidades que sofreram com a repressão e a opressão dos aparelhos estatais do nosso passado, destacando-se”, designadamente “as comunidades judaicas e criptojudaicas que atravessaram este período de 500 anos da nossa história”.
A Câmara Municipal sustenta que “a existência de um sistema delatório ao longo dos quase 300 anos de Inquisição e a atuação da polícia política” no século XX “também apresentam ações semelhantes, que deixaram um profundo legado na memória local, que o tempo, apesar de tudo, não apagou totalmente”.
De acordo com a autarquia, as marcas estão “guardadas na arquitetura, na toponímia e no urbanismo local, em sublimes evidências que no nosso dia-a-dia percorremos, mas não identificamos”.
Num trajeto pelo centro histórico de Gouveia, a proposta é ir em direção “às memórias desses tempos, simbolizados nas cadeias medieval e do Estado Novo, passando pela capela de S. Miguel onde a memória da primeira greve no país está na sua fachada, passando pela Rua Eulália Mendes”, descreve a Câmara.
O percurso, com cerca de sete quilómetros, tem início pelas 10:00 na Casa da Vivência Judaica, em Gouveia.
A participação nesta iniciativa é de caráter gratuito, mas é de inscrição obrigatória através de um formulário disponibilizado pela Câmara Municipal e pelo Posto de Turismo de Gouveia. A atividade está limitada a 15 participantes e a organização aconselha o uso de roupa e calçado confortável.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu