Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Assinalados 100 anos da morte de Alfredo da Cunha Saraiva


Sexta, 29 de Março de 2024

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, assinala no dia 04 de abril os 100 anos da morte do jornalista, associativista e republicano Alfredo da Cunha Saraiva.

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia revelou que preparou um conjunto de iniciativas para prestar homenagem a Alfredo da Cunha Saraiva, numa data em que se completam 100 anos da sua morte.

O programa, agendado para o dia 04 de abril, tem início pelas 15:00, no Cemitério Velho de Gouveia, com o descerramento de uma placa na campa de Alfredo da Cunha Saraiva.

Segue-se, pelas 16:00, o descerramento de outra placa com o nome do homenageado no Largo do Castelo e pelas 17:00 terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira uma sessão evocativa sobre a vida e obra do jornalista, associativista e republicano, com uma intervenção de José Mota.

A homenagem a Alfredo da Cunha Saraiva termina com uma palestra sobre “Passado, presente e futuro das Associações Mutualistas”, pela oradora Idália Salvador Serrão.

A Câmara Municipal de Gouveia salientou que Alfredo da Cunha Saraiva foi proprietário da fábrica "Balões Venezianos” e “uma referência do século XX pelo trabalho republicano desenvolvido na então vila, atual cidade de Gouveia”.

Lembrou ainda que Alfredo da Cunha Saraiva fundou em 1896 a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas e Operários de Gouveia e foi sócio de Pedro Botto Machado numa fábrica de tecido de fio de seda.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu