Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mensagem do bispo da Diocese de Viseu


Quinta, 28 de Março de 2024

“Que nesta Páscoa todos aspiremos a viver o dom da paz, que Cristo Ressuscitado partilha connosco”
Na sua mensagem de Páscoa, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, manifesta o desejo de que a luz de Cristo ilumine a terra e traga paz e concórdia a todos os povos e nações. “Que a vida nova, que nasceu da Páscoa em Cristo Ressuscitado, abrace a humanidade inteira e a Igreja, particularmente aqueles que estão marcados pelo sofrimento, dor, abandono, indiferença e pela fragilidade. O caminhar juntos protege-nos e ilumina-nos para construir a comunhão, a participação e a missão na vida da Igreja, como aconteceu com os discípulos de Emaús”, realça.
D. António Luciano defende que o mundo não pode ficar alheio “perante o aumento de refugiados, migrantes e deslocados, em tantos países, por causa da guerra, da perseguição, da fome, do medo e da insegurança”. “Que nesta Páscoa todos aspiremos a viver o dom da paz, que Cristo Ressuscitado partilha connosco”, disse, referindo-se tanto aos fiéis, como a todas as pessoas de boa vontade, que vivem outras formas de expressar a fé e a religião.
“Convido todos para a celebração da Páscoa de Cristo Ressuscitado, de modo a fazerem a experiência de passar da morte para a vida, do pecado para a graça, da fé para a festa do amor, da razão humana para a vida cristã enraizada em Cristo”, apela.
Referindo-se à Páscoa como “a festa da passagem da opressão para a verdadeira libertação”, reforça que “é preciso devolver aos perseguidos, aos desanimados, aos vencidos, aos indefesos, aos destruídos pela guerra, que foram vítimas da violência e maldade dos homens, a certeza que um mundo novo de paz, de justiça, de liberdade e de igualdade é possível”.
O Bispo termina a sua mensagem com votos de Santas Festas Pascais aos cristãos, sacerdotes, diáconos, consagrados (as) e leigos, com a alegria de testemunhar a sua fé em Cristo Ressuscitado nas suas comunidades.
Deixa, ainda, uma mensagem de esperança a todas as comunidades cristãs da Diocese com os seus Pastores e uma palavra de paz e confiança aos governantes, responsáveis de instituições, organizações e a todos os que estão ao serviço da comunidade humana e eclesial e que trabalham para o bem do nosso povo. Também às famílias, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, doentes, pobres, aos sem trabalho, aos excluídos, migrantes, deslocados, refugiados e aos sem-abrigo manifesta a sua estima e bênção.
“A Igreja anuncia ao mundo a vida nova em Cristo Ressuscitado e oferece a todos, com alegria, votos de boas Festas Pascais, na esperança de caminhar na fé, rumo ao Jubileu de 2025. Felizes e Santas Festas de Páscoa, em Cristo Ressuscitado. Aleluia!”, conclui.




Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu