Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

CIM contratualiza 118 milhões para tornar a região mais competitiva


José Fonseca Quinta, 28 de Março de 2024

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, assinaram ontem, em Viseu, a contratualização do Instrumento Territorial Integrado (ITI) no âmbito do Programa Regional do Centro. A região receberá um total de 118 milhões de euros que serão investidos em vários projetos municipais e intermunicipais, com o objetivo principal de tornar o território “mais atrativo e competitivo e que consiga fixar cada vez mais população”, como explicou aos jornalistas, no final da cerimónia, o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.
O presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões destacou que o envelope financeiro contratualizado é “seguramente” a maior alimentação financeira para a região, no entanto, “estes montantes dos fundos europeus começam a ser a única coisa que temos à mão para efeitos de investimentos”. “Numa altura de viragem na governação, lanço este desafio: nós também precisamos de investimento do Orçamento de Estado”, sublinhou, acrescentando que “esta verba é um excelente contributo, mas não chega”.
Fernando Ruas aproveitou para destacar “a homogeneidade que se nota cada vez mais na região de Viseu Dão Lafões”. “Sabemos distinguir o que é da nossa necessidade individual e estamos disponíveis para aproveitar as sinergias para que esta região, no seu todo, sofra o desenvolvimento que pretendemos. Acho que passou a altura de cada um olhar para o seu umbigo e de achar que vive melhor ou pior com o mal dos outros. Só temos de ganhar com o desenvolvimento dos nossos vizinhos”, referiu.

Leia a notícia completa na edição em papel.



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu