Forum Viseu comemora 10.º aniversário
com os seus visitantes

O Forum Viseu faz 10 anos já no próximo dia 13 de Setembro. Para celebrar esta data especial com os seus visitantes, o centro comercial escolheu o dia 12 de Setembro para a festa que será repleta de animação, ofertas e que contará com a presença do famoso entertainer Rui Unas.
Para assinalar os 10 anos no centro da cidade, o Forum Viseu preparou diversas actividades a pensar nos seus visitantes. A festa tem início às 15h00, com a animação de um dj residente e muitas surpresas.

Centro Cirúrgico realizou
translocação de olhos

O Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC) conseguiu recuperar parcialmente a visão de uma pessoa que se encontrava em estado de cegueira, numa cirurgia que deslocou a estrutura de um olho para o outro e vice-versa, operação tecnicamente designada por “translocação do segmento anterior”.

Faltam 800 mil euros
para acabar Lar de Idosos

Realizou-se recentemente mais um jantar de angariação de fundos para ajudar à construção do Lar de Idosos, em Samorim, Sátão. A Casa do Povo de Sátão e a comissão de Samorim viram o seu trabalho recompensado com a presença de mais de 200 pessoas, tendo conseguido uma verba a rondar os 3.500 euros.

Vouzela será a capital
da cultura durante dois dias

Depois do sucesso da primeira edição, a vila de Vouzela vai receber amanhã e sábado o Festival Vouzela Art Fest, no Parque da Liberdade. Trata-se de um festival onde se misturam várias vertentes artísticas como o cinema, a música, o teatro e o património, numa proposta de fruição cultural e artística promovida pelo município de Vouzela e pela Binaural/Nodar.
O evento faz parte da programação cultural integrada Lafões Terra da Cultura, a qual obteve recentemente o primeiro lugar a nível nacional nas candidaturas para apoios financeiros tripartidos da Direcção Geral das Artes.

Feira do Vinho do Dão
com jogo no Facebook

À forte estratégia de promoção da 24.ª Feira do Vinho do Dão, que se realiza este fim-de-semana, acresce agora uma nova aplicação no Facebook, um jogo online que desafia os participantes a acertar no menor tempo possível no nome dos rótulos de 6 garrafas de vinho, aleatórias, dos 51 produtores que vão estar presentes na feira.
Aos três participantes vencedores serão oferecidos vouchers de estadia de duas noites para duas pessoas nas quintas de enoturismo de produtores da região: Quinta Madre de Água, Quinta da Fata e Quintas de Sirlyn.

Programa do Vistacurta
já é conhecido

Já terminaram os trabalhos de selecção dos filmes que integram a edição deste ano do Vistacurta. O festival de curtas-metragens de Viseu irá decorrer entre os dias 24 e 26 deste mês no Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu (IPDJ).
O programa pretende ser um ponto de encontro, e de divulgação, em volta do cinema, dos novos filmes e novos autores.
No âmbito do Vistacurta realiza-se ainda uma masterclass de fotografia para cinema com Leonardo Simões, director de fotografia que estará em Viseu no dia 26 de Setembro.

Jovem detido em Viseu
por tráfico de droga

A PSP de Viseu deteve na terça-feira, às 16h00, numa das artérias da cidade, um homem de 22 anos por tráfico de estupefacientes. O detido, já referenciado pela polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, tinha em sua posse “estupefaciente suspeito de ser heroína que daria para cerca de 40 doses individuais”, adianta a PSP em comunicado.

Grande Festa de Ranhados arranca
hoje com música, desporto e cultura

Grande Festa de Ranhados arranca hoje. A iniciativa conta com momentos musicais, culturais, desportivos e gastronómicos e terá também uma componente solidária, que servirá para apoiar o trabalho do Centro Humanitário de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa.
“No sábado vamos realizar uma caminhada solidária para a qual está convidada toda a população. O objectivo é recolher alimentos ou dinheiro – em troca recebem uma t-shirt – que depois serão entregues na Cruz Vermelha”, explicou ao nosso Jornal Bruno Esteves, da comissão de festas.

Academia Dão Petiz
vai às vindimas no dia 17

A Academia Dão Petiz volta às quintas do Dão, em Viseu, no próximo dia 17 deste mês.
O pré-arranque da Festa das Vindimas fica nas mãos das meninas e meninos que integram a Academia Dão Petiz, um serviço educativo de Viseu ligado aos ciclos da terra.
Neste ano de arranque do projecto, em que o ciclo da vinha está em estudo, é chegada a vez de passar pela vindima. A apanha da uva, o estudo da evolução das cores das folhas e o ritual da pisa são algumas das actividades asseguradas na iniciativa.

Armamar presta homenagem
aos “14 magníficos”

Vai ter lugar em Armamar na próxima terça-feira uma cerimónia de homenagem aos 14 bombeiros que perderam a vida no combate a um incêndio no Verão de 1985.
No dia em que passam 30 anos sob o trágico acontecimento, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Armamar recorda a data e os homens, com idades entre os 17 e os 39 anos, que tombaram na Serra de Lumiares.

Páginas