Notícias

Prisão do povo de Vila Cova
lembrada com festa e monumento

Há 50 anos, o povo de Vila Cova, na freguesia de Caria, Moimenta da Beira, foi preso pela GNR e levado a tribunal por estar a defender uma mata de pinheiros, um terreno baldio de sete hectares registado em nome da diocese, que a Junta de Freguesia de então reivindicava para si.
A contestação ficou conhecida como a 'Revolução da Mata de Santo André' e a efeméride vai ser assinalada este domingo com missa, festa e a inauguração de uma lápide a recordar a revolta popular.

Real Tunel Académico: 23 anos a cantar Viseu

O Real Tunel Académico assinala hoje 23 anos de existência, mas as comemorações não vão ser como a tuna gostaria. Devido às dificuldades financeiras, a celebração restringe-se a um jantar entre os antigos e actuais elementos da tuna. Segundo Fernando Carvalho, a ideia era fazer o lançamento oficial de um livro que a tuna editou sobre a sua história, mas a falta de apoios levou a que esse lançamento fosse adiado para outra altura.

Detido por posse ilegal de armas

Um homem de 72 anos, residente em Fiais da Telha, Carregal do Sal, foi detido naquela localidade por posse ilegal de armas. Os militares da GNR de Carregal do Sal fizeram a detenção no âmbito de diligências de inquérito e efectuaram uma busca domiciliária culminando na apreensão de uma arma de caça, dois cartuchos e dois sabres.

Mercadão regressa em Dezembro

Nos dias 6 e 7 de Dezembro, realiza-se a 2.ª edição do Mercadão, em Santa Comba Dão, que se vai desenvolver em torno da temática da época festiva do Natal, adoptando a designação ‘Mercadão Natalício e da Couve Portuguesa’. A novidade desta edição é que o certame vai realizar-se não só num dia (como aconteceu na primeira edição) mas sim em dois dias consecutivos, no mercado municipal.

Centro de saúde retomou
horário até à meia-noite

O centro de saúde de Vouzela retomou ontem o horário até à meia-noite, permitindo o funcionamento da consulta aberta destinada a situações de doença aguda, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARC) do Centro.
Desde o passado dia 7 deste mês que o atendimento complementar no centro de saúde de Vouzela se encontrava suspenso, devido à greve de auxiliares e administrativos.

Prémio de Jornalismo Adriano Lucas para estudante de Letras

Maria Nobre, pseudónimo de Mariana Nobre Caeiro Maia de Oliveira, venceu a edição deste ano do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, com um trabalho sobre a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).
Em 'Todos os Livros', a estudante da licenciatura em Português da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra “viaja” pelas “entranhas de cinco séculos de história”, deixando perceber normas, acessos, dificuldades, de hoje e de ontem.

Papelaria Costa
assinala centenário

Alfredo Costa tinha 10 anos de idade quando foi trabalhar para a Papelaria Costa em Viseu. Aquele que é hoje o proprietário do espaço viria, mais tarde, a herdar uma participação na loja, oferecida pelo fundador, José da Costa Guimarães, que não tinha filhos e deixou uma quota ao sobrinho e a Alfredo Costa. O actual dono adquiriu, mais tarde, a totalidade do negócio e hoje, com 82 anos, continua à frente do espaço.

Cinco indivíduos detidos
por tráfico de droga

Cinco indivíduos, com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos, residentes nos concelhos de Viseu e de Mangualde, foram detidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Mangualde, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico e consumo de produtos estupefacientes.

Obras Sociais criam
grupos de ajuda mútua

As Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, no âmbito do Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV), começaram a dinamizar Grupos de Ajuda Mútua (GAM).
Os GAM pretendem disponibilizar aos cuidadores (formais e informais), de pessoas com a doença de Alzheimer ou outras demências, um espaço de encontro, de troca de experiências, sentimentos, ideias e opiniões.

Oliveira de Frades em exposição até 10 de Dezembro

O Instituto Português da Juventude (IPDJ) e o restaurante McDonald’s de Viseu inauguraram na segunda-feira a 14.ª exposição do projecto “Um Olhar sobre As Origens”, desta vez dedicada ao município de Oliveira de Frades e que poderá ser visitada até 10 de Dezembro.
A exposição encontra-se dividida em dois locais distintos. No edifício do IPDJ, o município de Oliveira de Frades encontra-se representado com uma mostra cultural e associativa, além de uma série de trrabalhos empreendedores desenvolvidos por jovens do concelho.

Páginas