Notícias

Araufer completa
25 anos de existência

A Araufer nasceu na Adiça, em Tondela, há 25 anos. A empresa actua no sector das actividades metalúrgicas e, no sentido de satisfazer o cliente final, tem vindo a diversificar as suas áreas comerciais, com objectivo de prestar um serviço de qualidade.
Além da actividade na serralharia, o armazém também vende materiais de construção e componentes de corte e quinagem de chapa. Além disso, comercializa toda a gama de ferragens, máquinas e ferramentas.

Vouzela vai
ter açude para
ajudar no
combate aos
incêndios
florestais

O concelho de Vouzela vai dispor de um ponto de água com capacidade para 20 milhões de litros, o açude da Malhada de Cambarinho, que representou um investimento de 175 mil euros e apoiará o combate aos incêndios florestais.
“Uma das zonas com maior risco de incêndio da região e até do país é toda esta vasta mancha florestal da vertente Norte da Serra do Caramulo. Por isso, o município elencou como prioritário fazer este ponto de água”, justificou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.

Centro de Portugal lança
brochura e guia na Fitur

A Turismo Centro de Portugal marca presença a partir de hoje na Feira Internacional de Turismo de Madrid e preparou algumas novidades que serão hoje apresentadas naquele certame.
Os visitantes ficarão hoje a conhecer o novo guia das empresas associadas da agência regional de promoção turística do Centro. Trata-se de um ‘best of’ das empresas que actuam nos sub-sectores do turismo (alojamento, restauração, animação e aventura, organização de congressos, entre outras) e que querem internacionalizar a sua acção.

Projecto do
agrupamento
de escolas
distinguido

O certificado ES+ foi recentemente atribuído ao Agrupamento de Escolas Viseu Sul, pelo desenvolvimento do projecto ‘Escola e Família em Formação/Acção’ (PEFF/A). O MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, que tem por objectivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social, reconheceu o projecto do agru­pamento de escolas. A cerimónia decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.

Prazos apertados
dificultam acesso
a fundos comunitários

Gualter Mirandez lamentou ontem os prazos apertados para que as empresas se candidatem aos fundos comunitários. O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu falava na conferência ‘Iniciativa privada – A economia, as empresas e o sistema fiscal’, levada a cabo pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e pela TSF, e questionou a linearidade e transparência destes fundos, questionando mesmo se “o jogo não co­meça a ficar marcado”.

Orçamento participativo
com três vencedores

Os projectos ‘Centro de Convívio em Gumirães’, ‘Viseu ON’ e ‘Histórias Perdidas’ foram os vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo da Freguesia de Viseu.
O primeiro vai ser imple­men­tado na Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa de Gumirães e tem como público-alvo a comunidade sénior. O objectivo é criar respostas sociais adequadas à população local, desenvolven­do actividades que permitam combater casos de isolamento e incentivar hábitos e atitudes positivas, bem como promover a participação activa na comunidade e divulgar as novas tecnologias

Utentes das Águas
do Planalto querem
que sobretaxa seja
considerada ilegal

O Movimento de Utentes das Águas do Planalto (MUAP) defende que a sobretaxa cobrada desde 2006 na factura aos consumidores de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Tábua deve ser considerada ilegal.
Depois de ter obtido dados que considera provarem a ilegalidade, o MUAP refere, em comunicado, que espera conseguir “a declaração judicial da nulidade da sobretaxa do artigo 21.º”, que neste momento é de cerca de 1,5 euros por mês.

Aldeia requalifica
escola primária

Depois do reordenamento escolar iniciado em 2006, o concelho de Sernancelhe começou a recuperar as suas escolas primárias que ficaram vazias. Das 21 escolas primárias, 17 encerraram de um momento para o outro, ficando o município e as freguesias com a responsabilidade de gerirem edifícios com meio século, património símbolo de uma época.

Agressões deixam
Árbitros em alerta

Os acontecimentos do último domingo na partida entre o Castro Daire e o Carregal do Sal, a contar para a 17.ª jornada da Divisão de Honra da AF Viseu, voltaram a trazer à 'ordem do dia' as preocupações dos árbitros de todo o distrito relativamente às questões de segurança (ou falta dela) que envolvem a realização dos jogos.
O jogo chegava ao intervalo com um empate a uma bola. Quando Daniel Bernardo, árbitro da partida, se dirigia para os balneários, terá sido “agredido na cabeça por um boné que um senhor, que se encontrava na parte de cima, tinha na mão”.

Remax Dinâmica
fez uma
transacção
por dia em 2014

A Remax Dinâmica cresceu 36%, em volume de negócios, face a 2013, sendo que o ano anterior já havia registado um crescimento. A agência imobiliária situada na Avenida Dr. António José de Almeida, em Viseu, realizou em média, uma transacção por dia no ano que terminou, o que faz de 2014 “o melhor ano de sempre desde que estamos em Viseu”. Quem o diz é o director da agência, João Gaio, lembrando que 2014 foi, também, o melhor ano de sempre da Remax em Portugal.

Páginas