Viseu debate práticas
de reabilitação urbana

As práticas de reabilitação de Centros Históricos em Portugal recomendam-se? Que novos desafios se colocam aos centros urbanos antigos – de protecção de património, construção sustentável ou valorização turística? Que boas práticas ou exemplos inspiradores podemos seguir? O que dizem especialistas e responsáveis?
O Município de Viseu promove o debate em busca das melhores respostas, esta sexta-feira, véspera do Dia Internacional dos Monumento e Sítios.

Pessoas querem participar
mas não sabem como

O Edifício Multiusos Pedra d’Águia, em Vila Chã de Sá, recebe esta noite, pelas 21h00, a segunda sessão das assembleias participativas do Orçamento Participativo deste ano.
José António Seabra, presidente da Junta das Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, acredita numa boa adesão por parte da população à iniciativa. “Dos contactos que já tive deu para perceber que há um grupo de habitantes muito interessado em participar e esse grupo poderá ainda levar mais pessoas a apresentarem as suas ideias”, explicou o autarca ao nosso Jornal.

41 produtores de vinhos escolhidos
para integrar Rota dos Vinhos do Dão

Já são conhecidos os 41 produtores de vinhos da Região Demarcada do Dão que irão integrar a 1.ª fase da Rota dos Vinhos do Dão, que vai nascer oficialmente no próximo dia 27 de Abril. Falamos de produtores, quase todos com adega, muitos com serviço de enoturismo, e todos com condições básicas de acolhimento de visitantes, que foram os seleccionados pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD) para constarem de uma rota que mostrará aos visitantes a diversidade e qualidade da região.

Uma centena de operadores
turísticos à descoberta da região

A convite da CIM Viseu Dão Lafões mais de 100 operadores turísticos de todo o país partem à descoberta da região de Viseu Dão Lafões, entre esta sexta-feira e domingo. São três dias de programa intenso para que operadores oriundos de várias regiões do país, de norte a sul, conheçam o melhor de Viseu Dão Lafões.

Autarquia está a criar
programa de desporto adaptado

A Câmara de Viseu encontra-se a preparar um programa municipal de desporto adaptado, que garanta a realização de actividades ao longo do ano destinadas aos viseenses com necessidades especiais.
A revelação foi feita ontem, pelo vice-presidente da autarquia, Joaquim Seixas, durante a primeira edição da Prova de Orientação Adaptada, organizada pelo Centro de Apoio a Deficientes Santo Estêvão, com o Clube de Orientação de Viseu e com o apoio da Câmara de Viseu, que se realizou no Parque Aquilino Ribeiro, com o objectivo de assinalar o Dia da Actividade Física.

Ex-trabalhadores das Minas da
Urgeiriça exigem indemnizações

Os ex-trabalhadores das Minas da Urgeiriça aprovaram por unanimidade um memorando no qual exigem o pagamento das indemnizações às famílias daqueles que morreram por exposição à radioactividade, revelou o presidente da Associação dos Ex-trabalhadores das Minas de Urânio.
Em declarações à Lusa, o presidente da associação, António Minhoto, explicou que o documento vai “ser entregue e discutido com os partidos que vão participar nas eleições em 2015”.

Forum Future Fashion
já começou

O Forum Viseu está a promover o maior evento de moda da cidade – o Forum Future Fashion. Até sábado, o centro comercial está a dinamizar diversas actividades, que prometem desvendar o que será a moda no futuro num cenário altamente tecnológico.
“O Forum Future Fashion promete mudar a forma como vemos a moda. Nesta iniciativa única, todos os visitantes terão a oportunidade de conhecer as propostas de grandes marcas nacionais e internacionais, mas também de participar em actividades pensadas para promover a sua auto-estima”, dizem os responsáveis.

Brigada de Intervenção
realiza exercício

A Brigada de Intervenção do Exército está a realizar, até ao próximo dia 22 deste mês, um exercício de treino denominado “Marte15/Saturno15” que passará por Mangualde. A preparação, treino e certificação dos efectivos do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas e do Destacamento de Apoio Logístico Nacional decorre, segundo a autarquia mangualdense, entre as regiões de Viseu, Mangualde, Arganil e Santa Comba Dão.

Detido em flagrante
a pescar com rede

Um homem de 46 anos, residente em Castro Daire, foi detido em flagrante no domingo em São Pedro do Sul por crime de pesca em rio salmonídeo por processo proibido (rede). Os militares do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Viseu apreenderam uma tarrafa, uma mochila, um telemóvel e 63 peixes.

GNR detém seis
condutores embriagados

A GNR de Viseu fiscalizou, no decorrer do fim-de-semana passado, no âmbito de fiscalização rodoviária, 264 condutores, tendo sido detidos seis automobilistas por condução sob o efeito de álcool e três por condução sem habilitação legal.

Páginas